domingo, 9 de maio de 2010

O Mistério dos Morros Dourados

O Mistério dos Morros Dourados

Este livro, escrito por Francisco Marins, que também escreveu Nas Terras do Rei Café e Clarão na Serra é uma adaptação de um livro inglês. Livro de 1993, quinta edição, 126 paginas. O tema do livro é aventura, pois é sobre uma busca por ouro pelo pais e o narrador é o protagonista,Tonico. O ano em que o livro acontece é em 1822, segundo o protagonista,, e também por causa das monções paulistas em busca de ouro.O livro é verossímil, pois tudo que acontece seria possível naquela época.
Os personagens principais são Tonico, um tropeiro adolescente em busca do seu tio, Oscar Perova, empregado e amigo de Tonico, Pixuira, um índio escravizado que escapou e Juvenal, tio de Tonico que saiu em busca de ouro. O conflito que desencadeia a historie é quando Juvenal vai à casa de Tonico e sua mãe. Depois da visita, Juvenal recebe a visita de um índio, Chapéu-de-anta e vai com ele em busca de ouro, mas desaparece por dois anos. Então Tonico, sua mãe e Oscar mudam-se de cidade, onde sua mãe morre e encontram um índio fugido, Pixuira, que pode saber a localização do tio de Tonico.Então, no dia seguinte, vão com uma caravana e se separam para ir ate a tribo de Pixuira, que esta vazia, mas procurando melhor, acham Juvenal e no meio da noite são capturados por Chapéu-de-anta, e resgatados por outro índio, Muiraquitã,que sabe o caminho até o ouro, e os mostra como prova um vaso cheio de ouro. E na manhã seguinte, chegam até o lugar, mas Muiraquitã e Juvenal morrem no caminho. Chegando lá, Pixuira tem de enfrentar vários desafios para virar o cacique da tribo local, o que consegue fazer, e como não acharam nenhum ouro, Tonico e Oscar voltam para casa com o pote de ouro de Muiraquitã, e deixam Pixuira com sua nova tribo.
Sinceramente, eu achei o livro bom, mas acho que ele poderia ficar mais excitante,principalmente se houvessem mais obstáculos pela historia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário